A VILA JERICÓ


Fonte: http://jerico.spaceblog.com.br

No princípio a Vila de Jericó era o lugar que servia de pouso e apoio aos viajantes e retirantes que vinham sobretudo do Ceará, com destino a Pernambuco, Alagoas e Paraíba em busca de trabalho e fugindo da seca. Daí seu 1° nome ter sido Encruzilhada.

Com crescimento natural de sua agricultura, comércio e com a chegada do Sr. João Sitônio vindo de Limoeiro-PE, logo se transformou em um dos principais distritos de Triunfo-PE. O nome Jericó, foi dado pelo Pe. Ibiapina. Tempos depois recebeu o nome de Iraguaçu. Mas a localidade continua sendo conhecida como Jericó e Vila de Jericó. Fica a 36 km da sede do município. Está situada no sopé da Serra da Baixa Verde.

O clima de Jericó é quente e seco, sua principal atividade é agricultura, tendo uma população de cerca de 2500 habitantes considerando a zona rural e urbana.

Jericó festeja a devoção a Senhora Santana, padroeira da vila há exatos 112 anos. A festa serve para reunir todos os filhos da terra residentes em outros estados e municípios que se deslocam durante uma semana para venerar a santa. Dos mais tradicionais, o evento divide-se em religioso e profano. As comemorações são marcadas por procissões, novenas e missas. Tudo obedecendo a rituais bem típicos das regiões. A festa em louvor a Senhora Santana serve também como meio para que se divulgue a cultura popular sertaneja, são programadas manifestações de banda de pífano, Coco de roda e Xaxado, entre outras manifestações folclóricas.

É importante salientar que Jericó fica no centro dos municípios da região: Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Flores, Carnaíba, São José do Egito, Tabira, Sertânia e Arcoverde. Faz divisa também com as cidades paraibanas de Juru, Tavares, Manaíra, São José e Princesa Isabel.