PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL


53ª Festa dos Estudantes acontece de 23 e 30 de julho. Festival também chega a sete cidades da região com atividades artísticas e de formação


O Sertão do Pajeú irá se transformar no centro cultural do Estado a partir do próximo sábado. Entre os dias 23 e 31 de julho, a caravana do Pernambuco Nação Cultural (FPNC) chega à região levando uma programação variada que engloba atividades artístico-culturais e de formação. O evento terá como polo a cidade de Triunfo que realiza pela 53ª edição sua festa mais concorrida: a Festa dos Estudantes.

Seguindo o conceito da descentralização artística, o festival também chega a seis municípios do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Serra Talhada, São José do Egito, Tuparetama e no distrito de Jericó (Triunfo). Oferecer uma programação que valorize as tradições culturais da região ao mesmo tempo em que são apresentados novos artistas e formatos é a proposta do Pernambuco Nação Cultural.

Na edição do Sertão Central, além dos shows que acontecerão em Triunfo, no palco montado na Praça de Eventos, apresentações de artes cênicas, plásticas, fotografia, dança, teatro, audiovisual, entre outras linguagens, se espalharão por todas as cidades, criando um clima de imersão cultural que é uma das marcas do FPNC."A qualidade e a quantidade das manifestações na região do Sertão do Pajeú, com poetas repentistas e grupos quilombolas reforça a riqueza cultural que o festival vai tentar potencializar. A intensão é envolver toda a região com esse evento", diz o secretário de Cultura Fernando Duarte. O secretário lembra que o foco na produção artística do Pajeú será ampliado ainda pelo Festival de Cinema de Triunfo, que acontecerá de 15 a 20 de agosto, com mostras competitivas de longas e curtas nacionais". O Festival de Cinema, no mesmo período, promoverá o 3º Encontro de Cineclubles de Pernambuco, e o 2º Seminário Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste.